Image
Image

Trabalhamos para que nossos clientes tenham uma boa saúde bucal aliada a estética facial.

Atendimento ao Idoso, pacientes especiais e crianças

O tratamento especializado voltado ao idoso tem como objetivo direcionar ao especialista que após uma anamnese criteriosa e exames complementares indicaram o melhor tratamento a seguir .A observação quanto a higiene oral deve ser criteriosa e atenta . As deficiências devem ser identificavas e contornadas.   É importante avaliar quais são os medicamentos em uso e possíveis interações com os fármacos comumente utilizados em odontologia. Além disso, a maioria dos idosos tolera bem os procedimentos quando realizados pela manhã, exceção feita aos portadores de enfermidade pulmonar crônica. Optar por sessões breves e procedimentos não extensos.

Em relação aos procedimentos odontológicos, os cirúrgicos requerem maiores cuidados, devendo-se minimizar o trauma, manejar os tecidos delicadamente, utilizar técnicas hemostáticas eficientes para diminuir o sangramento. Além disso, deve-se considerar que alguns fármacos levam a xerostomia e podem influenciar o desenvolvimento de cáries e também da doença periodontal.Algumas alterações podem ser vistas como alterações verdadeiras da idade, outras podem estar relacionadas a doenças ou serem a combinação de ambas. O conhecimento delas permite ao cirurgião dentista intervir promovendo saúde e consequentemente favorecendo uma longevidade mais saudável.
Image

Cirurgião Bucomaxilofacial

É uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hioide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.

Hipócrates já mencionava lesões da boca e efetuava certos tratamentos desde a dor de dentes ao tratamento de fraturas na face. Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais. A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias para adaptações protéticas entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados. São as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas entre outras..
Image

Ortodontista

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Aparelhos Estéticos

São mais discretos que os fixos tradicionais e também podem ser utilizados com fios estéticos. Os aparelhos estéticos são construídos com diferentes materiais. Os mais simples são feitos de plástico ou fibra de vidro. Os mais sofisticados, de porcelana ou safira, além de proporcionarem uma melhor harmonização, não sofrem alteração de cor durante o tratamento.

Aparelhos Fixos

Os aparelhos fixos são os mais eficientes, pois trabalham pernanentemente para alcançar o objetivo do tratamento e independe da intervenção do paciente. Trabalhamos com técnicas modernas e aparelhos fixos de última geração, que permitem tratamento com mais rapidez e confort.
Image

Endodôntista

A Endodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, mais conhecidos como “tratamento de canal”. A Endodontia também atua no tratamento clínico e terapêutico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros. O tratamento Endodôntico alcança o tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, chamado de polpa. Ele pode estar sadio ou comprometido. Em alguns casos, pode ser removido e substituído por material obturador.

Um dos sintomas mais característicos de problema é a dor espontânea. Isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada e o uso de analgésico pode não resolver. Quando há morte da polpa, a dor se torna bem localizada, provocando a sensação de “dente dilatado” e dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, o paciente pode ter a sensação de que o dente “pesa”.

Quando o tratamento endodôntico não é realizado, o paciente pode desenvolver uma lesão na região apical, com consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A solução, nesses casos, pode chegar à extração do dente.
.
Image

Clínico Geral

O dentista clínico geral desempenha um papel importante para a Odontologia. Por desempenhar procedimentos mais gerais, costuma ser o primeiro a estabelecer o contato com o paciente.

São exigidas desse cirurgião-dentista competências em diversas áreas da Odontologia, e é comum que esse profissional seja responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas e doenças bucais, além de auxiliar em questões relacionadas à higiene.

Alguns dos procedimentos comumente efetuados pelo clínico geral são aplicação de flúor, profilaxia, raspagem de tártaro, remoção de cáries, endodontia, atendimentos de urgência, restaurações, pequenas cirurgias, ajustes e polimentos de restaurações, orientações de técnicas de higiene bucal.

Além dessas habilidades, muitas vezes é exigido que esse profissional esteja preparado a realizar procedimentos prévios ao que foi contratado para fazer. Um paciente que solicita um clareamento, por exemplo, muitas vezes precisa de um tratamento de gengivite ou periodontite antes do tratamento estético, e esse serviço pode ser prestado.

Não é dever do dentista clínico geral fazer procedimentos ou cirurgias que envolvam conhecimento em uma área específica da Odontologia. Porém, o profissional pode fazer um diagnóstico e, em seguida, encaminhar o paciente a um especialista.
Image

Protesista

É o profissional que trabalha com a reabilitação bucal em todas as funções, como estética, fonética e mastigação. Ele é responsável por atender e indicar a confecção de próteses dentárias (fixa ou removível). Não confundir o protesista com o protético, que é o profissional que realizou um curso e aprendeu a fazer as estruturas das próteses.
Image